3.6.3 PUBLICIDADE HUMORISTÍCA

Os anúncios cómicos não são mais do que uma estratégia de associação de uma marca, um produto ou serviço, à criatividade.
A mensagem publicitária, sob a forma humorística, tem a vantagem de ter uma elevada percentagem de recordação e voltar a ser repetida, em contexto social. A desvantagem da parte cómica é fazer esquecer o objectivo da mensagem ou a sua não identificação por parte do consumidor.

Exemplos de mensagens humoristícas:


O pastor é o título original deste filme. É um anúncio onde se vêem ovelhas, num vale, a serem pastoreadas e que fazem imenso ruído, até que se calam quando ouvem o ruído de um telemóvel porque pensam que a chamada é para elas. O pastor atende a chamada com o popularizado "TÔ XIM.". Virado para as ovelhas diz: "É PARA MIM".
Já imaginaram o número de pessoas que atendeu o seu telemóvel a dizer "tou xim"?
O que a Telecel lucrou com o Pastor não há dinheiro que pague. Daqui a alguns anos as pessoas ainda se lembrarão deste anúncio. E nunca se esquecerão que era da Telecel. Se o nível de empatia desta marca era grande, deve ter crescido ao nível do Evereste.

O humor per si cria laços de simpatia e simpatia é quase amor.
É esta simpatia que faz falta a muitas marcas e produtos. É esta simpatia que faz falta a muitos anúncios e campanhas. Há muita gente na actividade publicitária que confunde seriedade com sisudez e esquece uma das leis básicas do comércio: ninguém compra nada a um vendedor aborrecido.
Oferecer prazer, definitivamente, é a melhor forma de cativar os consumidores. Divertir é a forma mais eficaz de oferecer prazer e cativar quem quer que seja. Uma das coisas que torna os humanos diferentes dos outros animais é a sua capacidade de rir. Falamos da capacidade humana de compreender o raciocínio cómico e desfrutar do prazer que este provoca.
Não nos surpreendemos ao constatar que quase todos os bons anúncios são anúncios engraçados. Isto é assim em todo mundo. Porque um português é como, por exemplo, um americano: ambos gostam de rir. E gostam também de quem os faz rir.