5. CONCLUSÃO

No âmbito da comunicação mix, e decidida a estratégia de publicidade, cabe ao gestor de marketing seleccionar o meio de comunicação mais adequado que dependerá, significativamente, de três variáveis (por ordem arbitrária):

1 - Target;
2 - Investimento (directamente dependente da capacidade financeira da empresa);
3 - Tipo de mensagem.

Do nosso estudo, podemos concluir que a mensagem pode adoptar distintas formas de comunicação: humorísticas(fácilmente recordadas); chocantes (implicando sensibilidade e consciência); dirigidas a segmentos facilmente identificados (partilha,reconhecimento,solidariedade); institucionais; associadas a causas sociais e económicas (simpatia pela marca, familariedade); endorsement (desejo de ser ou parecer, status); informativa.

Ao longo deste trabalho, apresentámos inúmeros casos que ilustram diferentes tipologias de publicidade bem como o enquadramento destas nos meios publicitários, ou seja, dependendo do tipo e objecto da mensagem, as organizações seleccionam os canais que melhor se adequam ao objectivo pretendido. Na televisão, em regra geral, cada tipo de anúncio é apresentado em função do horário e respectiva programação. A título de exemplo, os anúncios de brinquedos são frequentemente associados a programas infantis. Por outro lado, produtos de grande consumo aparecem associados a programas de grandeshare, nomeadamente " novelas". Nos restantes meios de comunicação retratados no trabalho, constatamos a adequação do anúncio publicitário ao seu alvo.
Resumindo, as verbas de publicidade devem ser entendidas como investimentos, na medida em que quando se faz um plano de acções de comunicação, se espera que, mais tarde, estas venham a proporcionar retorno ao anunciante.